domingo, 9 de agosto de 2009

Música do Mato realiza turnê nacional



O festival Música do Mato, será a chave de ignição para o festival Goiaba Rock, por isso também, a preocupação de divulgá-los, eles se apresentarão aqui na cidade de Inhumas no dia 15 de Agosto, dando assim, início as atividades do Festival que a cada ano promete mais espetáculos. "Estaremos iniciando uma apresentação revolucionária, pois as apresentações não ficarão centrada apenas em um local, mas por toda a cidade, para que todos os públicos os vejam", diz um dos coordenadores do evento. E assim esperamos! Segue abaixo, um pouco em relação ao projeto e também a agenda de programações, sites com mais informações ou relacionados ao mesmo seguem 'lincados' ao longo do texto.

Após duas apresentações em sua cidade de origem (Mato Grosso), o Projeto Música do Mato parte para a sua primeira turnê nacional. Surgido com o intuito de difundir a música matogrossense, o grupo contou com o empenho de seus integrantes na produção da turnê, fazendo jus à lógica do novo modelo de se trabalhar a música no mundo, através da auto gestão. Contando também com contatos estabelecidos através da rede do Circuito Fora do Eixo. Além das apresentações o grupo leva em seu case também workshops de instrumentos e oficinas de sonorização, produção de palco, roadie, mídias digitais e web rádio.

Música do Mato é o projeto de exportação da música matogrossense. Tem como proposta mostrar a diversidade musical que existe dentro do Estado de Mato Grosso. Uma das metas é criar mecanismos e ações sustentáveis para que a música produzida nesta região que abriga quatro ecossistemas (o pantanal, o cerrado, a floresta amazônica e o Araguaia), encontre um lugar expressivo no mercado estadual, nacional e internacional, apresentando sua diversificada e rica produção, escoando seus produtos e formando público para seus artistas.

A primeira etapa do projeto é formada por Ebinho Cardoso, Linha Dura, Macaco Bong, Paulo Monarco e Rodrigo Farinha. Jazz, hip hop e a música negra em geral, rock instrumental, MPB, música eletrônica e cultura popular matogrossense.
Traçando um panorama contemporâneo da produção local, os escolhidos representam um pouco da multiplicidade musical existente no Estado trazendo texturas que englobam os mais diferentes estilos.
Logo em sua primeira apresentação o grupo repercutiu na imprensa local e nacional. O Jornal Diário de Cuiabá (publicação impressa mais importante no MT) publicou em seu caderno de cultura:
“É inquestionável a qualidade individual destes músicos. Cada um em seu campo de atuação tem feito muito pela música mato-grossense. A sinergia entre eles e a capacidade de harmonizar tanto talento junto podem fluir na direção de algo novo”.

O primeiro show do grupo foi realizado no gramado do SESC Arsenal em Cuiabá e repercutiu também em sites especializados na música cuiabana, como o Factóide (http://factoide.wordpress.com/) e Hell City (http://www.hellcity.org.br/).
A repercussão nacional ficou por conta do Portal Fora do Eixo (
http://www.foradoeixo.org.br/), do Circuito Fora do Eixo, uma das maiores representações da movimentação da música independente em todo o mundo. O Portal Fora do Eixo divulgou vários vídeos da apresentação. Clique aqui e veja.
Clique aqui e veja fotos do grupo em ação no dia do lançamento.

A segunda apresentação foi ainda em Cuiabá, na abertura oficial da Feira do E
mpreendedor, no Centro de Eventos do Pantanal, onde executou o hino nacional em frente a autoridades e público locais, além de outros temas de sua escolha.
No momento o grupo parte para sua primeira turnê nacional, onde passará por Pirinópolis(GO), Inhumas(GO), Uberlândia(MG), Recife(PE), Vitória da Conquista(BA) e Fortaleza(CE), onde participa da Feira da Música. Durante a turnê, o Música do Mato também trabalha com workshops de instrumentos e oficinas de sonorização, produção de palco, roadie, mídias digitais e web rádio.


Confira abaixo toda a agenda:

Pirinopolis- 14/08

Inhumas-15/08 Uberlândia-16/08

Fortaleza: 22/08

Recife: 28/08

Vitória da Conquista -31/08

Um comentário: